Segundo algumas pesquisas apresentadas na internet, uma mochila cargueira quando corretamente ajustada ao corpo transporta para o quadril através da barrigueira, 70% do peso da carga, aliviando esse peso da coluna vertebral.

A má forma de como transporta-las também pode trazer problemas a sua saúde como exemplo algumas das lesões mais comuns:

Os problemas podem ocorrer decorrente do uso de uma mochila muito pesada são as dores musculares, de nervos e tendões por esforço continuado ou lesão por esforço abrupto. Um dos problemas mais comuns é a Hipercifose, considerado como o aumento da curvatura da região dorsal, percebe a deformidade quando a pessoa está de lado, visto que as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente. Também comum pode ser a Hiperlordose, quando há o aumento anormal da curvatura lombar na região do quadril e a Escoliose, quando a coluna se desvia para o lado.

Outro fator que pode agravar é a forma como retirar ou suspender a mochila, para evitar esta lesão, abaixo uma técnica correta para realizar de forma correta estas manobras.

Passo a Passo de como colocar e retirar a mochila

1 - Ponha-se de frente para a mochila antes de levantá-la.

2 - Posicione uma das pernas um pouco à frente da outra e flexione os joelhos.

3 - Suspenda a mochila do chão utilizando às duas mãos e a força dos músculos das pernas evitando curvar a coluna para frente ou para trás, desta forma o peso ficará distribuído em várias partes do corpo sem sobrecarregar apenas a coluna.

4 - Apoie primeiro a mochila sobre a coxa da perna que estiver à frente.

5 - Com cuidado, passe um dos braços por uma das alças e em seguida o outro braço pela outra alça.

Outro fator também que deve ser considerado é a forma como se carrega as mochilas. Também temos uma dica para a próxima vez que realizar uma aventura:

Não incline o corpo para frente nas subidas, o correto é manter o tronco mais reto possível.

Use os bastões de caminhada, ajudam no apoio do corpo balanceando o peso. Se precisar abaixar para pegar alguma coisa, flexione os joelhos e use os apoios.

Fonte: www.mochileiros.com e www.trekkingbrasil.com

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