Os atletas de bike acabam muitas vezes confundindo o treino com a prova, quando nada dá errado nos treinos acham que no dia da prova será assim. Mas nem sempre isso ocorre, por isso é muito importante estar preparado para evitar qualquer tipo de erro. Assim trouxemos aqui algumas precauções que devem ser tomadas na hora da prova.

1- Não estreie equipamentos na hora da prova. Equipamentos que alteram a posição do atleta sobre a bicicleta podem provocar mudanças significativas no conforto e na performance. E mesmo outros, como rodas, capacetes e até caramanholas, eventualmente causam problemas: rajadas de vento em rodas de perfil mais alto que o habitual, capacetes sem ventilação ou garrafinhas que não saem facilmente do suporte podem gerar além do desconforto acidentes sérios.

2- Não espere por oficinas ou lojas qualificadas em outras cidades. Nem sempre se acha equipamentos de boa qualidade facilmente, principalmente em cidades pequenas ou que não tenham uma tradição em ciclismo ou triatlon. Mas é extremamente importante ter um equipamento qualificado, ele fará total diferença na hora da prova, por isso não espere que ele chegue até você, vá atrás! Além de evitar imprevistos pode melhorar sua performance.

3- Não deixe para regular a bicicleta na véspera da prova. Além de regular câmbio e freios, é importante testar os ajustes com calma, principalmente se utilizar rodas de competição diferentes das de treino. Realize ao menos um treino com intervalos que simulem a situação de prova (ritmo, curvas ou subidas) com os acessórios instalados e regulados. Assim, você evitará surpresas desagradáveis.

4- Não confie em pneus gastos e em freios desregulados. Mesmo que esteja competindo com o equipamento de treino, revise-o adequadamente, na prova a bicicleta também será submetida a maior estresse (freadas mais duras, curvas mais fechadas). Equipamentos gastos ou desregulados podem provocar acidentes.

5-Não fuja do seu planejamento Não se deixe influenciar pelo ritmo de outros competidores ou pela motivação extra do dia da competição. Pedale na sua frequência ideal, baseada nos treinos que realizou. Qualquer esforço extra na bike poderá comprometer a corrida. Fonte: Ativo.com

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