Se você já é um corredor e está pensando em entrar para o clube do “nada, pedala e corre” – mais precisamente 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, para o short triathlon, modalidade de entrada no esporte – a hora é agora. As distâncias são puxadas e a preparação precisa ser intensa, mas com as dicas que reunimos aqui, você vai ver que a empreitada vai ficar a seu alcance.



1. Comece aos poucos
Na academia, procure encaixar dois treinos de ciclismo e dois de natação entre seus treinamentos. Para início, isso já será interessante.

2. Não foque na intensidade
Neste primeiro momento, muita gente mal sabe pedalar ou nadar direito. Por isso, foque em se adaptar às novas modalidades.

3. Foco nos membros superiores
A maior parte dos corredores se dedica bastante ao trabalho muscular das pernas. Contudo, a partir de agora, os membros superiores são tão importantes quanto, principalmente os ombros, por causa da natação.

4. Calma antes de comprar uma bicicleta
A cada ano que passa, as bikes ficam mais caras. Procure conversar com amigos que já pedalam, entre em grupos no Facebook e fóruns do esporte na internet. Além de ter boas dicas, será uma chance excelente de comprar um produto usado, mas de boa qualidade.

5. Compras no exterior
Outra boa opção é trazer a bicicleta de outros países. Com a alta do dólar, é necessário pesquisar bastante para garantir o melhor preço. Além disso, é importante declarar o bem que está trazendo e se preparar para pagar as taxas. Dessa forma, uma grande dor de cabeça é evitada na chegada ao Brasil.

6. Orientação é fundamental
Contar com uma assessoria esportiva ou treinador da modalidade é fundamental para evitar possíveis lesões e garantir o sucesso no novo esporte. Se você corre três vezes e faz musculação duas vezes por semana, treina, em média, cinco horas. Acrescentando os treinos de natação e ciclismo também duas vezes por semana, é quase o dobro de horas. A assessoria ou o treinador garantiram a melhor divisão desses treinamentos para você.

7. Antes do triathlon, aposte no duathlon e no aquathlon
Não adianta começar a treinar agora e querer completar um Ironman no mês que vem. Adquira experiência nadando em águas abertas em pedalando na rua e inscreva-se para provas curtas de duathlon (ciclismo e corrida) e aquathlon (natação e corrida) para ganhar intimidade.

8. Encare seu primeiro triathlon
Existem provas bem curtinhas, como a fitness (375 m de natação, 5 km de ciclismo e 2 km de corrida) e o short, ideais para o atleta nessa fase. Garanta vaga em uma dessas quando se sentir preparado (e com a ajuda do seu treinador).

9. Aproveite o triathlon
Sinta o prazer em realizá-lo e não se pressione para melhorar marcas e aumentar a distância. Vá com calma e não pule etapas. Seu sucesso será consequência e, quem sabe, você não fica entre os concluintes de um Ironman.

fonte: suacorrida.com.br

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