O nado no triathlon quando bem executado é o que pode fazer diferença no rendimento da prova. A chave para realizar bem o nado em mar aberto é executar bem as braçadas, pernadas e manter a flutuação estável. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas que podem ajudar o atleta na hora do nado.

1-Pernas X Braçadas

Na natação é necessário trabalhar o movimento de pernas para que elas e os quadris não afundem, o que traz estabilização e eficiência do nado. O ideal é manter o ritmo de duas pernadas para cada braçada, ou quatro pernadas para cada ciclo de braçadas. Isso irá contribuir para o rolamento do tronco e fazer com que você economize energia.

2- Ponto de flutuação

As mulheres têm mais facilidade em sustentar as pernas e o quadril durante o nado do que os homens. Isso ocorre porque o ponto de flutuação deles está localizado na região do tórax, e o delas no quadril. A diferença se deve à composição corporal, que no caso das mulheres é caracterizada por maior quantidade de gordura nos glúteos, o que favorece a flutuação. Portanto, os homens precisam fazer um bom trabalho de pernas, para compensar esse déficit, mas claro que isso não se torna dispensável para as mulheres.

3- Postura na água

O atleta no nado deve tomar cuidado com sua postura, evitando olhar para a frente. Quando olha para frente o atleta faz com que o tronco e as pernas afundem, aumentando o atrito com a água. A cabeça posicionada dentro da água favorece o alinhamento horizontal do corpo na superfície, o que diminui o arrasto e, consequentemente, melhora a flutuação. Por isso, é importante manter a respiração lateral e olhar para a frente o mínimo possível, apenas quando tiver necessidade de se localizar.

4- Joelhos levemente flexionados

Uma flexão exagerada dos joelhos também faz com que as pernas e o quadril afundem, prejudicando a flutuação e aumentando o arrasto. Para evitar esse problema, as pernas devem ser mantidas levemente flexionadas, o que irá facilitar o movimento da pernada sem atrapalhar a postura e a hidrodinâmica do nado.

5- Aprimore a técnica

Por fim, o atleta deve apostar em exercícios educativos para melhorar a técnica de pernada, isso facilitará para que tenha um bom nado no triathlon. Nadar apenas com um dos braços (com o outro estendido à frente), exercícios com prancha, com snorkel e com pé de pato, sempre variando os estilos do nado, como costas, crawl e lateral.

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