Os pés costumam sofrer bastante nas provas de triathlon. Iniciante ou experiente, o atleta pode sofrer com um problema que parece simples, mas que pode atrapalhar muito uma prova, bolhas e machucados.

Não é apenas na corrida que os pés sofrem , após a natação a umidade que fica nos pés pode complicar logo na parte do ciclismo, devido o atrito gerado. Pensando nisso separamos algumas dicas para que nenhum machucado ou bolhas nos pés te atrapalhem na hora da prova.

1- Meias

As meias de algodão não são muito indicadas para treinos ou provas. Elas encharcam à medida em que o pé transpira. Cada passada se torna um momento de fricção entre o pé e o tênis que é agravado pelo tecido molhado da meia. Assim, as meias têm que ser macias e acolchoadas nas partes de maior pressão dos pés (parte de dentro, de fora, ponta, base de apoio dos dedos e calcanhar). Outra opção são as meias de corrida com compressão graduada, elas são mais longas (quase até os joelhos), e tem suas vantagens: facilitam o retorno do sangue e a recuperação, fazendo com que a sensação de cansaço nas pernas seja menor.

2- Tênis

Usar tênis apertados durante uma corrida ou uma prova de triathlon pode ser um grande gerador de bolhas. Os pés incham durante a atividade física, assim os tênis não devem ser apertados, mas também não devem ter folgas. É fundamental que sejam específicos para a modalidade e indicados para o seu tipo de pisada — normal, pronada ou supinada.

3- Vaselina

Mesmo que o tênis seja o mais confortável, às vezes fica algum ponto de contato incômodo na estrutura interna do tênis insiste em ficar raspando no pé. Uma saída muito comum entre corredores é passar um pouco de vaselina nesse ponto.

4- Se prepare para a prova

Para diminuir o risco de bolhas e machucados, a dica é colocar curativos em gel adesivo nas áreas dos pés que sofrem maior atrito. Além disso, seque os pés o máximo possível assim que sair da natação para iniciar o trecho de ciclismo e não deixe de trocar as meias na transição da bike para a corrida. Outra dica é usar talco dentro das meias, ele ajuda a manter os pés secos por um período de tempo maior. Para acelerar a sua transição, deixe preparadas as meias secas com uma pequena quantidade de talco no seu interior para cada troca de modalidade.

5- Durante a prova

Deu bolha no pé durante a prova, e agora? Não se desespere! Nesse caso, o atleta deve deixar a bolha intacta e protegê-la com um curativo em gel adesivo. Se a bolha estourar, na próxima parada realize uma limpeza rápida com algum antisséptico de fácil aplicação, em seguida aplique o curativo em gel adesivo. O mesmo procedimento serve para caso de cortes e ferimentos.

Compartilhar:
Mais nesta categoria: Como implementar sessões duplas no seu treino » A nutrição e performance » Como se manter motivado » Métodos alternativos para tratar lesões » Como aprimorar suas técnicas para o triathlon » 5 precauções que os atletas de bike devem ter » Natação em águas abertas e seus benefícios » Dicas para sua primeira corrida de montanha » O efeito de uma boa respiração na corrida » Dicas para não perder o fôlego durante a natação em águas abertas » Como manter a corrida firme até o final » O que fazer com as dores pós-treino » A tecnologia mal usada nos treinos » Dicas de exercícios para a flexibilidade » Como escolher o wetsuit sem erro » 5 dicas de como encarar uma subida de bike » A importância do aquecimento e alongamento antes da corrida » 5 dicas para se iniciar no ciclismo » Como acertar as transições do triathlon »  5 Dicas para a respiração em águas abertas  » 7 dicas de como se preparar para corridas de rua » Como ter uma boa largada no triathlon » Dicas de alimentação e nutrição para as corridas de montanha » Alimentos que podem roubar a sua energia » Erros comuns no treinamento de bike » 3 dicas de treino para quem está iniciando na corrida » Benefícios do limão na sua dieta » Treinamento funcional aliado da corrida » 5 alimentos perfeitos para corredores » Benefícios de nadar em mar aberto » Descubra como comer com qualidade pode melhorar a corrida » Dicas para quem quer começar a treinar triathlon » Cúrcuma para atletas » Os benefícios da corrida que vão além do emagrecimento » A importância de beber água todos os dias » Como prevenir dores do dia seguinte » Cuidados com o cabelo e a pele para correr » Superfoods essenciais para a sua dieta » Como evitar bolhas nos pés no verão » Conheça o overtraining » Correr alivia a ansiedade » Dicas para começar a correr » Correr faz bem para a saúde do joelho » Alimentos proibidos para corredores antes do treino » O carboidrato é mocinho ou vilão? » A importância de um grupo de treinamento » Vantagens da corrida de rua »
Postagem anterior Malefícios da preocupação excessiva ao correr
Próximo Post Como implementar sessões duplas no seu treino

Adicionar Comentário

Logo Header Menu