O Cicloturismo é um esporte que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Mas antes de começar uma viagem de bicicleta, é importante conhecer algumas técnicas e estratégias que ajudam a evitar problemas.

COMO TER UMA VIAGEM TRANQUILA

O destino e a rota

- Na hora de escolher o destino, é importante considerar alguns fatores, como a melhor época para pedalar no local desejado, o clima da data da viagem e como isso pode afetar o seu percurso.

- Pesquise sobre o terreno e as estradas que você vai encarar, e determine o ponto de início e término do seu percurso.

- Verifique a dificuldade do trajeto: Deseja pedais mais longos, onde exige uma dificuldade a mais ou pedais sem grandes esforços, para assim relaxar e curtir o momento?

- Você deseja viagem acompanhado ou sozinho? Caso deseje ir com alguém, é importante convidar quem tem o mesmo ritmo que você. - Determine um orçamento também é importante, defina opções de onde ficará hospedado: hotel, pousada, acampamento, etc. Defina o que comerá durante a viagem, leve uma mochila com bastante água e alimentos leves.

O PESO DA BIKE - Na hora de fazer a mala para o Cicloturismo, menos é mais. Leve somente o essencial para evitar peso. A bagagem pesada pode te prejudicar.

- Depois de carregar a bike, verifique se consegue pedalar tranquilamente com ela. Caso a resposta for negativa, é um sinal que você colocou peso demais. Refaça sua bagagem até que consiga pedalar tranquilamente.

- Ao fim da viagem, verifique se algo que você levou voltou na bagagem. Seria um bom candidato para não ir com você da próxima vez.

A BICICLETA IDEAL - Escolha um quadro resistente, com uma geometria confortável que possibilite várias horas de pedal sem cansar.

- Prefira rodas fortes, feitos para o uso nas estradas, mas que ofereça estabilidade também em terrenos acidentados. - Um guidão reto vai te ajudar a ter uma postura mais ereta, e assim, menos exigente. Um guidão drop vai te dar mais opções de pegada e a possibilidade de descansar o peso do corpo sobre os braços por alguns momentos. Os vários tipo de guidão te darão vantagens diferentes. Faça testes e veja qual é o melhor para você.

NUNCA INICIE UMA CICLOVIAGEM SEM ESTAR COM SUA BICICLETA AJUSTADA E REVISADA.

SEGURANÇA

- É importante você considerar fazer um seguro que cubra os riscos e eventuais despesas hospitalares em casos de acidentes. Pensar na segurança é essencial para uma viagem tranquila onde você pode contar com profissionais que darão total suporte em casos de emergência.

- Um sistema de identificação é uma ótima opção para viagens e esportes como o Cicloturismo. Opte por um sistema que seja completo, que tenha informações médicas e contatos de emergência.

A My Safe Sport oferece um serviço completo que disponibiliza sistema de identificação e seguro.

- Separar um kit de primeiros-socorros também é fundamental. Caso haja uma eventualidade menos grave, é necessário que você tenha materiais para ferimentos, lesões etc.

10 ERROS CLÁSSICOS DE CICLOTURISMO PARA EVITAR

1) Não treinar o suficiente; 2) Pedalar num nível muito puxado no começo da viagem; 3) Usar marchas pesadas demais; 4) Não mudar de marcha o suficiente de acordo com o terreno; 5) Levar muitas roupas; 6) Não se preparar para o frio; 7) Não comer e beber o suficiente durante a viagem; 8) Não fazer uma revisão na bike antes da viagem; 9) Não ter flexibilidade no itinerário; 10) Fazer da viagem uma competição;

Compartilhar:
Mais nesta categoria: Pós-treino: 5 técnicas para reduzir a dor muscular » Como melhorar sua performance com preparação mental » O benefício da corrida para as mulheres » A Maneira Ideal para correr » Dicas para começar corrida de montanha » Lugares para treinar em São Paulo » Saiba quais são os principais deslizes dos corredores durante a rotina de treinos de corrida. » Como voltar com os treinos de corrida depois das férias? » Correr encordado na montanha, é mais vantajoso? » A importância de se treinar todos os estilos da natação. » Aprimore seu nado no triathlon » Como melhorar técnicas nas três modalidades » Como implementar sessões duplas no seu treino » Bolhas e machucados durante a prova, como evitar. » A nutrição e performance » Como se manter motivado » Métodos alternativos para tratar lesões » Como aprimorar suas técnicas para o triathlon » 5 precauções que os atletas de bike devem ter » Natação em águas abertas e seus benefícios » Dicas para sua primeira corrida de montanha » O efeito de uma boa respiração na corrida » Dicas para não perder o fôlego durante a natação em águas abertas » Como manter a corrida firme até o final » O que fazer com as dores pós-treino » A tecnologia mal usada nos treinos » Dicas de exercícios para a flexibilidade » Como escolher o wetsuit sem erro » 5 dicas de como encarar uma subida de bike » A importância do aquecimento e alongamento antes da corrida » 5 dicas para se iniciar no ciclismo » Como acertar as transições do triathlon »  5 Dicas para a respiração em águas abertas  » 7 dicas de como se preparar para corridas de rua » Como ter uma boa largada no triathlon » Dicas de alimentação e nutrição para as corridas de montanha » Alimentos que podem roubar a sua energia » Erros comuns no treinamento de bike » 3 dicas de treino para quem está iniciando na corrida » Benefícios do limão na sua dieta » Treinamento funcional aliado da corrida » 5 alimentos perfeitos para corredores » Benefícios de nadar em mar aberto » Descubra como comer com qualidade pode melhorar a corrida » Dicas para quem quer começar a treinar triathlon » Cúrcuma para atletas » Os benefícios da corrida que vão além do emagrecimento » A importância de beber água todos os dias » Como prevenir dores do dia seguinte » Cuidados com o cabelo e a pele para correr » Superfoods essenciais para a sua dieta » Como evitar bolhas nos pés no verão » Conheça o overtraining » Correr alivia a ansiedade » Dicas para começar a correr » Correr faz bem para a saúde do joelho » Alimentos proibidos para corredores antes do treino » O carboidrato é mocinho ou vilão? » A importância de um grupo de treinamento » Vantagens da corrida de rua »
Postagem anterior A Maneira Ideal para correr
Próximo Post Dicas para começar no Triathlon

Adicionar Comentário

Logo Header Menu