Alguns corredores sentem falta do contato com a natureza, de fugir da cidade e encarar novos desafios. Na corrida de montanha, é possível encontrar um novo front, conhecer lugares e enfrentar obstáculos que não existem nas ruas.

Veja algumas dicas para não fazer feio na sua primeira trail:

TÊNIS CORRETO Em terrenos instáveis, será necessário um calçado específico, capaz de proteger os pés de escorregões e pisadas em falso, e oferecer mais estabilidade.

CONHECER A MONTANHA Se a altimetria das corridas de rua tem o poder de dificultar o trajeto para muitos corredores e corredoras, na corrida de montanha ela é ainda mais impiedosa. Conhecer as subidas e descidas do caminho é importante para conseguir dosar o gasto energético da forma mais inteligente possível.

ATENÇÃO AO INESPERADO Por mais que algumas avenidas tenham buracos e imperfeições, é bem mais fácil administrar as passadas entre pistas e calçadas. Na montanha, a realidade é outra, pois é rica em barro, pedras, vegetação etc.

PREPARO Você pode suprir essa falta de diversidade de ambientes com treinos que trabalham diferentes estímulos. Por isso a importância de treinar com uma assessoria especializada em corridas de montanha, que irá prescrever os treinos de acordo com seus objetivos e necessidades.

CONFIANÇA Quando o desafio é na medida certa, adequado ao seu momento no esporte, a chance de sucesso é quase garantida — e o risco de se machucar e ficar de molho por meses por causa de lesões é reduzido. Acredite, depois de atingir sua meta, a sensação de dever cumprido certamente vai trazer um gostinho de “quero mais”.

DIETA No mundo da corrida de montanha, a exigência física costuma ser ainda maior do que nas ruas. Essa regra, portanto, tem mais valor. Experimente ficar sem açúcar e álcool por dois meses antes de um objetivo, seja uma trilha, expedição ou competição. Esse é um jeito simples e eficaz de perder peso ou aumentar a porcentagem de massa magra corporal.

A ESTREIA Em sua primeira prova, o frio na barriga deverá ser normal, mas lembre-se de que você se preparou muito bem para estar ali. Para os iniciantes, de nada adianta escolher uma prova superdifícil para estrear: Esse terreno é um pouco menos acidentado e não traz tantos obstáculos complicados. Na linha de chegada, lembre-se de que os seus tempos na corrida de rua não são um parâmetro. Saiba que o seu tempo de prova nas corridas de trail será quase o dobro do seu tempo de rua para a mesma distância.

Fonte: Ativo.com

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