Para melhorar os resultados nas provas de triathlon os atletas normalmente buscam aprimorar suas técnicas de natação, ciclismo e corrida. Porém, o processo real de mudança não é tão fácil, já que mais difícil do que mudar é manter essa mudança permanente.

Isso se deve pelo fato de que qualquer movimento que fazemos é controlado pelo nosso cérebro. Ele envia uma série de mensagens para os nossos músculos dizendo-lhes para contrair em um determinado padrão, a fim de trazer o movimento. Isso é o que chamamos de padrão motor. Nós, como seres humanos, somos feitos para aprender e nos adaptarmos. Uma vez que aprendemos algo, isso fica gravado e é muito difícil desaprender, ou mudar.

Se quisermos fazer uma alteração técnica em qualquer modalidade do triathlon, o primeiro ponto é deixarmos de executar os padrões motores atuais de uma determinada atividade. Se, por exemplo, for a técnica de corrida que queremos mudar, então, um período de 3 a 4 semanas longe dessa atividade seria prudente antes de começar a trabalhar sobre as mudanças e, em seguida, devemos nos certificar de que teremos várias semanas disponíveis sem nenhum outro objetivo além dessa aprendizagem da nova técnica.

Após promover essa ruptura, o ideal é quebrarmos a técnica em movimentos menores. Se estamos trabalhando a corrida, podemos ter como objetivo correr com uma amplitude de passos mais curta, fazendo com que nossos pés aterrizem sob o nosso centro de gravidade, em vez de uma passada longa, realizada por muitos atletas. Essa técnica é muito econômica para os triatletas e deve ser olhada atentamente.

Para fazer essa alteração o ideal é quebrar o movimento desejado em 3 seções e, em seguida, passar por eles de forma isolada para começar a construir os novos padrões para o cérebro sem realmente executar a ação de corrida completa. Este processo só precisa ser feito por alguns poucos dias antes de se entrar em atividade novamente, e se encaixa em diversos outros aprimoramentos de técnicas.

A nova técnica deve ser imposta lentamente em seu treino. Usando novamente a corrida como exemplo, nela o ideal é fazer séries alternando 1 minuto de corrida com 1 minuto de caminhada. Ter alguém olhando para se certificar de que a técnica é a desejada ajuda muito nesse momento. Assim em pouco tempo você estará de volta ao volume completo de treinamento com a sua nova técnica solidamente definida e pronto para melhorar o desempenho. O mesmo vale para a natação e o ciclismo, garantindo uma evolução no triathlon como um todo.

Fonte: Ativo.com

Compartilhar:
Mais nesta categoria: Como implementar sessões duplas no seu treino » Bolhas e machucados durante a prova, como evitar. » A nutrição e performance » Como se manter motivado » Métodos alternativos para tratar lesões » 5 precauções que os atletas de bike devem ter » Natação em águas abertas e seus benefícios » Dicas para sua primeira corrida de montanha » O efeito de uma boa respiração na corrida » Dicas para não perder o fôlego durante a natação em águas abertas » Como manter a corrida firme até o final » O que fazer com as dores pós-treino » A tecnologia mal usada nos treinos » Dicas de exercícios para a flexibilidade » Como escolher o wetsuit sem erro » 5 dicas de como encarar uma subida de bike » A importância do aquecimento e alongamento antes da corrida » 5 dicas para se iniciar no ciclismo » Como acertar as transições do triathlon »  5 Dicas para a respiração em águas abertas  » 7 dicas de como se preparar para corridas de rua » Como ter uma boa largada no triathlon » Dicas de alimentação e nutrição para as corridas de montanha » Alimentos que podem roubar a sua energia » Erros comuns no treinamento de bike » 3 dicas de treino para quem está iniciando na corrida » Benefícios do limão na sua dieta » Treinamento funcional aliado da corrida » 5 alimentos perfeitos para corredores » Benefícios de nadar em mar aberto » Descubra como comer com qualidade pode melhorar a corrida » Dicas para quem quer começar a treinar triathlon » Cúrcuma para atletas » Os benefícios da corrida que vão além do emagrecimento » A importância de beber água todos os dias » Como prevenir dores do dia seguinte » Cuidados com o cabelo e a pele para correr » Superfoods essenciais para a sua dieta » Como evitar bolhas nos pés no verão » Conheça o overtraining » Correr alivia a ansiedade » Dicas para começar a correr » Correr faz bem para a saúde do joelho » Alimentos proibidos para corredores antes do treino » O carboidrato é mocinho ou vilão? » A importância de um grupo de treinamento » Vantagens da corrida de rua »
Postagem anterior Treino Pliométrico
Próximo Post Métodos alternativos para tratar lesões

Adicionar Comentário

Logo Header Menu