Os atletas normalmente se preocupam muito com os seus movimentos, e como eles afetam o seu rendimento. Mas essa preocupação pode ser um grande inimigo para a sua evolução, principalmente na corrida.

Quando se pensa em postura, respiração, movimento dos braços e das pernas, o corredor acaba se concentrando mais nas próprias ações, e não nas consequências delas. Isso atrapalha muito o seu desenvolvimento.

Segundo o portal Ativo.com (O2 corre) um estudo feito na Universidade de Münster (liderado por Linda Schücker), na Alemanha, constatou que quando a concentração envolve a respiração, o rendimento é bem ruim. Em média, os corredores queimam de 2,6% a 4,2% a mais de oxigênio quando se concentram em como respirar de maneira adequada.

A pesquisa também constatou que, quando se preocupam demais com a postura na corrida, os corredores tendem a dobrar os joelhos mais do que o necessário. Se o atleta quiser corrigir eventuais falhas biomecânicas na corrida, o ideal é procurar periodicamente um treinador, e fazer uma avaliação com ele. O profissional, melhor do que o próprio atleta, poderá dizer se há algo de errado com as passadas e a respiração. Assim o corredor quando estiver treinando pode entrar no modo automático e se preocupar em apenas curtir o exercício.

Compartilhar:
Mais nesta categoria: Como evitar os espasmos musculares » Treino Pliométrico » 5 ótimos alimentos para evitar cãibra muscular » Corrida na medida certa » 5 alimentos para consumir depois do treino » Dicas do que não fazer na natação do Triathlon » Dicas de como evitar e cuidar dos pés doloridos e bolhas na caminhada » Mochila Cargueira: melhor forma de carregá-las » O que ainda ninguém te contou sobre as botas e tênis de trekking » Oito dicas para pedalar nas trilhas » Saiba escolher a roupa certa para sua aventura » Hipotermia: saiba como evitar e os cuidados » Conheça os benefícios do triathlon » Saiba como iniciar a atividade física de maneira correta » Preparo Físico é essencial para o Montanhismo » Você sabe por que a natação vem primeiro no triatlhon? » Os Benefícios da cafeína para os Triatletas » Dicas de cronograma para os treinos de Triatlhon » Dicas de como escolher o Wet-Suit para as provas de Triatlhon » Você sabe qual é a Bicicleta ideal para o seu treino ou prova de Triatlhon? Confira essas dicas! » 5 Técnicas para quem quer iniciar a escalada » Pesquisa afirma que exercício constante desacelera o envelhecimento » A Vida Secreta de Walter Mitty, um filme de tirar o fôlego » 5 dicas para você respirar melhor durante a corrida » 5 dicas matadoras para nadar no mar » 7 dicas para correr no frio » 7 coisas para pensar durante o treino de natação » O que comer antes dos treinos realizados pela manhã? » Cachorro de rua segue corredor em maratona de 90km e no final recebe surpresa emocionante » Os Benefícios do Treinamento Funcional » 9 PASSOS PARA ENTRAR PARA O TRIATHLON » Triathlon de luto: Corpo do triatleta e encontrado a 150m da largada » “Dopping” Eletrônico » E treinar em jejum, pode? » O que consumir durante uma corrida? » Corrida em Trilhas e corrida rústica » Emagrecer x Perder Peso » Depressão x atividade física » Como se alimentar durante treinos e provas » Entendendo os tipos de provas = XCO – XCP – XCM – XCE – XCC – XCT – XCS » Você pratica esporte? » Atenção ao treinar no frio » Pilates para crianças »
Postagem anterior A nutrição e performance
Próximo Post Bolhas e machucados durante a prova, como evitar.

Adicionar Comentário

Logo Header Menu