Não é segredo para ninguém que os atletas costumam sofrer lesões, entretanto alguns métodos já não são tão eficazes. Por isso trouxemos alguns métodos alternativos que podem ser adotadas por atletas amadores e mais profissionais. Eles além tratar as lesões, podem evitá-las

Osteopatia

É um sistema de tratamento que abrange a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação de lesões, problemas musculares e ósseos. Trata-se de terapias manuais similares às massagens, mas específicas para cada tipo de lesão.

Num atleta lesionado é realizada uma avaliação detalhada, que identifica as tensões musculares ou nos tendões. Eventuais bloqueios articulares, viscerais ou cranianos que possam estar causando dor são levantados.

Os captores posturais (olhos, ouvidos, boca e pés) são objeto de atenção especial. Alterações em células do ouvido ou uma labirintite, por exemplo, podem mudar o posicionamento da cabeça de um corredor.

Essa postura vai refletir também nos movimentos dos ombros, o que origina lesões. Já disfunções nos olhos podem causar alterações no eixo visual que tornam difícil para o atleta correr reto.

Quiropraxia O quiropraxista realiza ajustes manuais nas articulações, sobretudo na coluna vertebral, para permitir a amplitude dos movimentos.

O desalinhamento das vértebras origina desconforto e tensão nas extremidades do corpo, nas costas e nos quadris. Com os ajustes, o profissional realinha as articulações.

O quiropraxista é capaz de elaborar um plano de prevenção de lesões que corrigirá a biomecânica, o que contribuirá para a maior eficiência da parte neurológica e articular, proporcionando ganho no rendimento esportivo.

A quiropraxia não trata um ponto específico do corpo, mas olha para ele como um todo. No caso de um indivíduo que iniciará uma preparação esportiva, é analisado todo o preparo físico, identificada as carências musculares e assim pode-se dar todas as indicações para o preparador físico de uma assessoria de corrida, por exemplo, elaborar o treinamento.

Rolfing Terapia corporal efetuada com uma técnica manual que oferece uma condição mais equilibrada e harmônica para o corpo. A atuação do método é sobre tensões e encurtamentos musculares que causam dores, dificultando a movimentação.

A manipulação é focada na fáscia, um conjunto de tecidos fibrosos que cobre cada músculo do corpo. Cada um desses tecidos é alimentado por nervos e vasos sanguíneos específicos. O paradigma do Rolfing é a prevenção, não a cura. Certos desalinhamentos dos diversos blocos do corpo (pescoço, joelho, tórax) vão criando lesões e inibições de movimento. O Rolfing proporciona maior consciência corporal.

No caso dos corredores, o Rolfing incrementa a coordenação corporal. É justamente por problemas de descoordenação que muitos atletas padecem de dores.

Compartilhar:
Mais nesta categoria: Como implementar sessões duplas no seu treino » Bolhas e machucados durante a prova, como evitar. » A nutrição e performance » Como se manter motivado » Como aprimorar suas técnicas para o triathlon » 5 precauções que os atletas de bike devem ter » Natação em águas abertas e seus benefícios » Dicas para sua primeira corrida de montanha » O efeito de uma boa respiração na corrida » Dicas para não perder o fôlego durante a natação em águas abertas » Como manter a corrida firme até o final » O que fazer com as dores pós-treino » A tecnologia mal usada nos treinos » Dicas de exercícios para a flexibilidade » Como escolher o wetsuit sem erro » 5 dicas de como encarar uma subida de bike » A importância do aquecimento e alongamento antes da corrida » 5 dicas para se iniciar no ciclismo » Como acertar as transições do triathlon »  5 Dicas para a respiração em águas abertas  » 7 dicas de como se preparar para corridas de rua » Como ter uma boa largada no triathlon » Dicas de alimentação e nutrição para as corridas de montanha » Alimentos que podem roubar a sua energia » Erros comuns no treinamento de bike » 3 dicas de treino para quem está iniciando na corrida » Benefícios do limão na sua dieta » Treinamento funcional aliado da corrida » 5 alimentos perfeitos para corredores » Benefícios de nadar em mar aberto » Descubra como comer com qualidade pode melhorar a corrida » Dicas para quem quer começar a treinar triathlon » Cúrcuma para atletas » Os benefícios da corrida que vão além do emagrecimento » A importância de beber água todos os dias » Como prevenir dores do dia seguinte » Cuidados com o cabelo e a pele para correr » Superfoods essenciais para a sua dieta » Como evitar bolhas nos pés no verão » Conheça o overtraining » Correr alivia a ansiedade » Dicas para começar a correr » Correr faz bem para a saúde do joelho » Alimentos proibidos para corredores antes do treino » O carboidrato é mocinho ou vilão? » A importância de um grupo de treinamento » Vantagens da corrida de rua »
Postagem anterior Como aprimorar suas técnicas para o triathlon
Próximo Post Como evitar os espasmos musculares

Adicionar Comentário

Logo Header Menu