Pesquisas realizadas após o lançamento do livro Nascido para Correr, do jornalista americano Christopher McDougall, têm comprovado que a técnica de corrida de correr descalços ou com sandálias baixas e, assim pisar com o meio dos pés (técnica utilizada pelos nativos mexicanos) diminui consideravelmente o impacto e, consequentemente, o risco de lesões. Outro benefício desse tipo de corrida é a diminuição de tempo do contato dos pés a superfície, o que torna a corrida mas eficiente.

Separamos algumas dicas de como implementar a sua corrida com a corrida natural

Correr descalço

Para aprender a aterrissar com o meio dos pés o melhor é correr descalço. A falta de amortecimento obrigará a correr corretamente, evitando o impacto excessivo nos calcanhares.

Corrija a postura e encurte suas passadas

Mantenha o tronco ereto, levemente inclinado para a frente, e o quadril alto e estável – como se estivesse sendo puxado para cima. Correr “sentado” (o que é bastante comum depois de pedalar) induz o corredor a aterrissar com o pé muito à frente do corpo e, consequentemente, a pisar com o calcanhar. Também é interessante encurtar suas passadas e aumentar a cadência da corrida o que tornará mais fácil a manutenção da postura adequada.

Pule corda e corra no lugar

Exercícios simples, como pular corda ou correr no lugar, ensinarão a não aterrissar com os calcanhares, pois os pés tocarão o chão imediatamente embaixo do centro de gravidade do corpo. Quanto mais rápido o movimento, melhor será a adaptação dos arcos dos pés, assim eles funcionarão como molas, recebendo o impacto do pouso e devolvendo-o na forma de impulso para sua corrida. Fonte: Por Ana Lídia Borba- Ativo.com

Compartilhar:
Mais nesta categoria: Malefícios da preocupação excessiva ao correr » Como evitar os espasmos musculares » Treino Pliométrico » 5 ótimos alimentos para evitar cãibra muscular » Corrida na medida certa » 5 alimentos para consumir depois do treino » Dicas do que não fazer na natação do Triathlon » Dicas de como evitar e cuidar dos pés doloridos e bolhas na caminhada » Mochila Cargueira: melhor forma de carregá-las » O que ainda ninguém te contou sobre as botas e tênis de trekking » Oito dicas para pedalar nas trilhas » Saiba escolher a roupa certa para sua aventura » Hipotermia: saiba como evitar e os cuidados » Conheça os benefícios do triathlon » Saiba como iniciar a atividade física de maneira correta » Preparo Físico é essencial para o Montanhismo » Você sabe por que a natação vem primeiro no triatlhon? » Os Benefícios da cafeína para os Triatletas » Dicas de cronograma para os treinos de Triatlhon » Dicas de como escolher o Wet-Suit para as provas de Triatlhon » Você sabe qual é a Bicicleta ideal para o seu treino ou prova de Triatlhon? Confira essas dicas! » 5 Técnicas para quem quer iniciar a escalada » Pesquisa afirma que exercício constante desacelera o envelhecimento » A Vida Secreta de Walter Mitty, um filme de tirar o fôlego » 5 dicas para você respirar melhor durante a corrida » 5 dicas matadoras para nadar no mar » 7 dicas para correr no frio » 7 coisas para pensar durante o treino de natação » O que comer antes dos treinos realizados pela manhã? » Cachorro de rua segue corredor em maratona de 90km e no final recebe surpresa emocionante » Os Benefícios do Treinamento Funcional » 9 PASSOS PARA ENTRAR PARA O TRIATHLON » Triathlon de luto: Corpo do triatleta e encontrado a 150m da largada » “Dopping” Eletrônico » E treinar em jejum, pode? » O que consumir durante uma corrida? » Corrida em Trilhas e corrida rústica » Emagrecer x Perder Peso » Depressão x atividade física » Como se alimentar durante treinos e provas » Entendendo os tipos de provas = XCO – XCP – XCM – XCE – XCC – XCT – XCS » Você pratica esporte? » Atenção ao treinar no frio » Pilates para crianças »
Postagem anterior Aprimore seu nado no triathlon
Próximo Post A importância de se treinar todos os estilos da natação.

Adicionar Comentário

Logo Header Menu